-
Arquitetos: Lucas Takaoka
- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: AutoDesk, Cia da Iluminação, Demuner, Google, Suvinil, Tresuno, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolveu primeiramente pela abertura dos espaços visuais. Ao adentrar no apartamento antes da obra, a vista era muito pouco privilegiada, os ambientes passavam uma sensação de clausura e pouquíssima luz. Assim, a ideia foi ampliar o máximo possível o campo de visão, privilegiando a vista panorâmica do mar e da cidade. A demolição dessas alvenarias não só privilegiou estética, mas a salubridade em si da moradia foi completamente favorecida, criando uma ventilação cruzada desde a varanda até a cozinha, evitando um acumulo de umidade por se tratar de uma região litorânea.
Em termos de composição, o conceito da composição dos elementos, tanto de decoração quanto de arquitetura foram baseados na tonalidade areia. O destaque está principalmente no piso em concreto, seguindo uma paginação em escamas de peixe e que une todos ambientes de convivência. Outro ponto importante é o painel em madeira natural que cria uma faixa desde o hall de entrada até o final da varanda, possibilitando a abertura de diversos usos como lavabo, cozinha e closet estarem abertos ou não.
Uma curiosidade sobre esse projeto é que as mesas de centro (Naiá) foram desenhadas exclusivamente para esse cliente, justamente por se tratar de um casal jovem que recebe visitas e precisava de um conjunto que fosse simultaneamente delicado, conceitualmente forte e maleável em termos de uso, ou seja, as mesas podem se movimentar e adaptar de acordo com a necessidade de um evento.